Surfistas da banheira
Este fim-de-semana estive na Costa. Fui à praia, como é costume, para apanhar um pouquinho de sol. Hoje de manhã sento-me na areia e reparo num swell magnifíco com sets de metro e meio a dois. O vento estava off-shore dando às praias da Costa as melhores condições que eu provavelmente já vi para a surfada. As ondas estavam a roçar a perfeição, com esquerdas longas em que dava para sacar tubos de vez em quando. Tudo muito ordenado...
Claro que haviam por lá algum pessoa do bodyboard, mas na sua maioria eram surfistas mesmo. Eu contei sem exagero uns 20 na praia do Paraíso. Um crowd mais ou menos, se atendermos que era Domingo de manhã.
Agora, o problema... Eu estive umas 2 ou 3 horas sentado na areia a olhar para o mar e aqueles surfistas todos nao apanhavam uma onda!! Havia um único gajo que curtia um pouco, mas os outros deviam estar encolhidos. (a água é fria e a coragem desvanece-se pelos vistos) Por aqui se vê que a maioria do pessoal que faz surf em Portugal só o faz para impressionar a loira oxigenada bimba que está na areia a olhar feita parva. É claro que quando não há babes na areia (Domingo de manhã na Costa é mesmo só para a familia da santa terrinha quase) eles ficam só dentro de água a apnhar aquele bronzeado caracterítico de surfista.
Apanhar ondas a sério é para os pros, não para eles...
Resumindo, lá por teres o cabelinho cheio de estilo, usares a roupa certa e teres o bronzeado au point, se não sabes ou tens medo de apanhar ondas grandes, faz um favor a ti próprio: fica em casa a ver a bola como os outros e não te humilhes.
P.S: Sim, a praia ao Domingo de manhã é má o suficiente para uma pessoa ficar a olhar 2 horas para o mar, visto que não há mais nada para fazer...