Renatices sobre... bem... tudo...

sexta-feira, abril 23, 2010

Um post sobre o Sporting

Hoje farei uma coisa nova neste post, só para ver se retomo hábitos antigos: escrever sobre o Sporting Clube de Portugal.

A época ainda não acabou para o Benfica, Braga, Chaves e Porto, mas para o Sporting acabou há uns meses já. É sem dúvida a época mais miserável que já vi o Sporting fazer... Não ganha, não luta pelo resultado e nem sequer pratica um futebol bonito. Muito se falou de quando estivemos 18 anos sem ganhar, mas pelo menos dava gosto ver o futebol do Sporting, agora nem isso!

Ainda assim, e por muito que custe aturar os benfiquistas depois de anos de irrelevância no campeonato (inclusivé o ano fora das competições europeias), a realidade é que têm melhor equipa e por isso merecem ganhar. Este post é apenas e só sobre os problemas do Sporting...

Comecemos pelo treinador: o Paulo Bento iniciou esta época porquê? Sinceramente não compreendo o motivo visto que a equipa a cada ano que passava apresentava menor qualidade de jogo, refugiava-se num esquema táctico centrado em transportar a bola pelo meio e numa dependência excessiva de Liédson. Ainda assim, defenderam o homem até ao fim e permitiram que isto acontecesse. O Sporting durante os anos de Paulo Bento transformou-se numa equipa sem alas/extremos e com um poder físico ridículo, ficando com uma média de alturas inferior a cada ano. Poderão dar exemplos de jogadores baixos de grande sucesso (Messi, como exemplo máximo) mas esses possuem um talento excepcional que compensa a falta de poder físico. Quantas bolas divididas ganha o Sporting quando tem Pereirinha, Moutinho e Izmailov em simultâneo em campo? Compreendo que se utilizem os escalões de formação, mas poderíamos prestar atenção à vertente física. O tempo dos jogador alto ser tosco já acabou, e hoje em dia à velocidade que o jogo decorre, faz todo o sentido apostar em jogadores de maior estatura.

Se os extremos forem mais baixos, não haverá grande problema, visto que não disputam muitas bolas divididas. Mas quando falamos de jogadores da zona central, convém ter um pouco mais de atenção. E não me falem do Saviola e do Aimar, porque os outros jogadores compensam a baixa estatura de dois jogadores pouco aptos a disputa de bolas. Mas continuando nos treinadores, terei de referir Carlos Carvalhal. Alguém me consegue explicar o que é que ele fez de errado? Sem ovos não se fazem omoletes! Ele herdou uma equipa fraca com a qual era impossível fazer melhor, e ainda assim procurou alterar o sistema de jogo e a meu ver, conseguiu. O Sporting de Carvalhal ainda não joga bem, mas é melhor que o de Paulo Bento. Não poderiam ter dado oportunidade ao Carvalhal de iniciar uma época e construir o seu plantel? Parece-me injusto, porque não faço ideia se o Carvalhal é adequado para o Sporting ou não. Veremos o que o treinador novo faz...

O que nos deixa em aberto a questão do plantel. Quem fica, quem vai? Actualmente, no site do Sporting, o plantel consiste nos seguintes jogadores:



Pessoalmente, gostaria de ver o Sporting a abandonar o losango e a começar a jogar em 4-2-3-1, muito mais útil para o campeonato nacional e para manter a posse de bola. Assumindo que o Sporting poderá assumir algo mais semelhante, deverá reestruturar o plantel. Vamos então posição a posição.


  • Guarda-redes. O titular é o Rui Patrício e nada haverá a fazer. O Stojkovic é muito melhor guarda-redes, mas mesmo com a troca do treinador não o querem lá. Algo se pode passar que eu não compreenda. Espero que sejam mesmo motivos muito fortes. Não havendo Stojkovic, mais vale manter os que lá estão. Patrício, Tiago, Ricardo Batista.
  • Lateral direito. Não percebo a contratação do João Pereira. Tudo bem que é melhor que os que lá estavam, mas ainda assim, pelo mesmo preço poderiam ter melhor. Não vale a pena investir mais na posição. Pedro Silva para mandar embora. João Pereira, Abel.
  • Lateral esquerdo. Temos o Grimi e o Caneira para adaptar. Não concordo com a adaptação do Caneira e o Grimi não chega. Hora de investir em mais um que seja titular indiscutível. Grimi, jogador a contratar.
  • Defesas centrais. O Polga vai finalmente embora no final da época (já vai tarde). Não vejo problema de termos o Carriço e Tonel. Caneira serve para o banco e o Mexer não faço ideia. Acho que com 4 se faz a festa.
  • Médios-centro/trincos. O Pedro Mendes é bom jogador, apesar de lhe faltar corpo, mas ainda assim, deve ficar. O Adrien está muito bem no banco e tem utilidade. O Moutinho já me farta e acho que deveria ser vendido o quanto antes. Já o Miguel Veloso eu gostaria que ficasse, mas também poderá ser vendido para realizar algum dinheiro. Fala-se no regresso de André Santos de Leiria (bom jogador) e na contratação de Tiago, o que seria excelente. Estariam sempre 2 em campo entre: Pedro Mendes, Adrien, André Santos e Tiago.
  • Médios-ofensivos/10. O Matías Fernandez é realmente bom jogador e deveria ser titular de caras nesta equipa. Pode ser que passe a titular... Já o Vukcevic tem uma qualidade técnica invejável e um QI de uma galinha. Não sei o que esperar dele e nem os treinadores. Penso que deverá ser vendido. Assim sendo, será necessário arranjar um outro jogador com as mesmas características, talvez oriundo da formação. Matías e mais um jogador a contratar.
  • Extremo-esquerdo. Fala-se no Duda da selecção. O homem tem jogado mais a lateral esquerdo e não vejo jogos suficientes do campeonato espanhol para argumentar sobre a contratação. Se preencher a lacuna, então que seja contratado. Quanto ao segundo extremo, de momento o Sporting tem o Diogo Rosado a rodar no Real Massamá e que poderá ser aproveitado. (não, esta não saiu do FM). Duda?, Diogo Rosado?. Se provarem que têm categoria suficiente, tudo bem, senão precisaremos de investir.
  • Extremo-direito. O Izmailov deverá sair para a Rússia, ficando o Sporting apenas com o Pereirinha. Enquanto considero o Pereirinha bom jogador e muito mal adaptado a lateral direito, penso que o sector deverá ser reforçado com um nome sonante. Pereirinha e ultra-mega-vedeta a contratar.
  • Ponta-de-lança. O Liédson começa a ficar mais velho e acho que não tem as características físicas para jogar sem outro avançado ao lado. Não sei se resultará nesta táctica como o Carvalhal bem tentou. Sinceramente, era de vender e arranjar outro, mas não me parece que isso vá acontecer... O Postiga não marcaria um golo por mês se jogasse sempre os 90 minutos, espero que o mandem embora. O Djaló nem consigo perceber bem o que ele é: ponta-de-lança? extremo? segundo avançado? Não faço ideia e acho que deveria ser vendido. O Saleiro parece ter potencial, era de o conservar. O Pongolle não jogou tempo suficiente para eu formar uma opinião. Deverão ficar Liédson, Saleiro, Pongolle e talvez contratar mais um.

Enfim, à semelhança deste ano teríamos um plantel maioritariamente português, o que muito me alegra. No entanto, deve haver lugar para estrangeiros de categoria e seria óptimo que os contratassem para as faixas laterais. Na minha visão, conservaríamos 19 jogadores, dos quais 14 seriam portugueses. E um plantel de 25 jogadores completado com jogadores da formação, parece-me mais do que suficiente... Mas talvez isto não aconteça...