Renatices sobre... bem... tudo...

sábado, novembro 13, 2010

TOP PORTUGAL

Seguindo aquilo que prometi no Facebook, hoje inicia-se um novo capítulo na minha vida: faltam 104 dias para aquele aniversário marcante. Sim, é triste e deprimente porque ainda ontem tinha borbulhas! (Não estou a gozar, eu literalmente tinha borbulhas ontem...).

Porquê 104 dias? Porque arranjei 104 grupos/cantores apenas. Porquê só 104? Os outros não merecem ser classificados de boa música ou simplesmente não os conheço. Então e a música clássica? Tem nível, mas não ouço muito. Então e a martelada? Se fizeste esta pergunta, tens 2 segundos para sair deste blog... Começa a correr!

Enfim, numa altura em que a música continua a seguir uma direcção cada vez mais comercial, é necessário que as pessoas possam conhecer boa música menos dada à qualidade dos produtores e a video-clips. Aliás, alguém realmente gosta de ouvir a J-Lo a cantar? Deve vender mais sozinha que 90% daqueles que vou postar aqui no blog e não tem 10% da qualidade musical das bandas que mencionarei. Mas os videoclips têm qualidade e a miudagem não sabe mais.

Gostos não se discutem? Claro que não, mas convém ter uma opinião informada. Adoras Nickelback? A música deles é horrível e se calhar devias de ouvir algumas coisas nesta lista para perceberes porquê. Ouviste a lista toda e continuas a gostar de Nickelback? Pede uma consulta psiquiátrica já, que isso só lá vai com drogas...

Adiante, que este post começa a ficar confuso. Irei começar com o Top Portugal no qual inserie 17 grupos/cantores/artistas. Poderão não concordar com alguns e poderão dizer que outros faltarão. Esta é a minha opinião e é razoavelemnte bem informada (não estão ordenados por ordem de preferência):

1. Rádio Macau – Acordar

2. Xutos e Pontapés – A minha aventura homossexual com o general Custer

3. Vitorino – Queda do Império

4. Peixe:Avião – Nortada

5. Carlos Paredes – Canção verdes anos

6. Foge foge bandido – Borboleta

7. A naifa – Monotone

8. Jorge Palma – Estrela do mar

9. Clã – Problema de expressão

10. Zeca Afonso – Vejam bem

11. Resistência – Finisterra

12. António Variações – Canção do engate

13. Oquestrada – Oxalá te veja

14. Sérgio Godinho – O primeiro dia

15. The Legendary Tiger Man – Honey, you’re too much

16. Virgem Suta – Linhas cruzadas

17. Madredeus – Oxalá


Estas são as pessoas que influenciaram e ditaram muito daquilo que temos hoje no panorama musical. Poderão referir os UHF, os GNR, os Delfins, Pedro e os Apóstolos (lol), Anjos (duplo lol), mas gostaria que percebessem que procuro apenas as influências positivas. Faltarão aqui Heróis do Mar, Sitiados, entre outros? Certamente que sim, mas não se pode fazer um top e incluir toda a gente. Fado tem uma evolução própria, tal como a música mais erudita e portanto não foram também considerados...

Reparem que a música portuguesa é realmente mais melancólica, mas tirem as vossas próprias conclusões...

Vemo-nos daqui a 17 dias!

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Bom post Ren! De facto, ao Top Portugal acrescentaria Delfins (em tempo tiveram de facto boa música, e creio que s banda que mais canções "emprestou" aos Resistência) e Quinta do Bill (Filhos da Nação, e outras...).

Abraço,

Kiko

11:39 da tarde

 
Blogger Ren said...

Pensei nisso, mas realmente acho que os gajos estragaram o que fizeram de bom no início com o que têm feito nestes últimos 15 anos. A Finisterra é mesmo dos Resistência (Dudas) ;)

2:09 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home