TOP RESTO DO MUNDO (fora UK e USA)
E finalmente acabou a música em língua portuguesa. Agora sim passamos para coisas ainda menos conhecidas e que realmente devem ouvir. Claro que este top não é um top de World Music, até porque considero a definição completamente estúpida. Se não é cantado em inglês passa a ser world music? Mas que arrogância é esta? Isto é um top resto do mundo que até tem música cantada em inglês fora dos países mencionados no título (daí o resto do mundo, duh!)
Continuando...
É claro que este top é bastante limitado porque, infelizmente, a quantidade de música disponível não é a suficiente e não faço a menor ideia de qual a banda mais famosa de Madagáscar. Sei a da Irlanda e nas Caraíbas, mas há tantos países... Como é o rock esloveno? Alguém sabe? Assim, vou colocar o pouco que sei, portanto aqui fica:
1. Wolf Parade – Ghost Pressure
2. The International (Noise) Conspiracy – Smash it up
3. The Hives – Tick tick boom
4. The Chills – Wet blanket
5. Eskobar – On a train
6. Mano Chao – Me llaman Calle
7. Bob Marley – Jammin’
8. Thin Lizzy – Whiskey in the jar
9. dEUS – If you don’t get what you want
10. Leonard Cohen – Dance me to the end of love
Neste top aparece gente do Canadá, Irlanda, Suécia, Bélgica, Jamaica, Espanha/França/sei-lá-donde-é-o-gajo e até da Nova Zelândia. Agora vocês vão todos perguntar: "Então e os U2? São irlandeses." Bom, o objectivo destes tops é dar a conhecer músicas que devem ouvir pelo menos uma vez na vida, com vista a expandir os horizontes musicais. Em segundo lugar, eu já referi várias vezes que ou uma banda se reinventa ou não deve editar mais do que 5/6 álbuns, para poder permanecer icónica. Os U2 reinventaram-se no/após o Joshua Tree e que grande erro (para mim). O que antes era bom, passou a ser simplesmente experimental. O que antes era revolucionário e magnânimo (tentar mudar o mundo) passou a ser simplesmente louco - o Bono enlouqueceu mesmo... Têm o seu lugar na história, obviamente, mas tê-lo-ão mais por "One" do que por "Gloria", o que me parece simplesmente estúpido. Enfim, perderam-se...
A outra pergunta óbvia será "Então e os INXS não eram australianos?" Claro que sim. E claro que não podem estar neste top. São conhecidos q.b. da minha geração e até fizeram algumas coisas interessantes que consigo apreciar, mas a vertente electrónica deu cabo do som deles. "Need you tonight" é enjoativo mas "Original Sin" é excelente. Enfim, podem e devem ouvir se não conhecem, mas estes 10 são mais merecedores.
Já agora, lá por ter Bob Marley e Manu Chao, este top não tem nada de legalize! Até sou contra esse tipo de cultura e não gosto dessa associação (infelizmente fomentada pelas suas editoras e pelas pessoas que os rodeiam/rodeavam). O importante é a música, e aí são dos melhores. Seguem as músicas no Facebook. Uma por dia, como de costume.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home