Renatices sobre... bem... tudo...

quinta-feira, dezembro 08, 2005

Comédias românticas

Pois é, finalmente voltei às lides dos blogs após um interregno superior a um mês!! Que se passou durante este mês? Tanta coisa... Antes de mais já sou engenheiro, o que é bom sinal. E também... fui ver um Harry Potter. Eu sei, eu sei... Depois de tanta crítica acabei por ir ver um filme. Segundo parece o filme até é bom (os efeitos especiais são de qualidade) e está fiel ao livro, apesar de faltarem muitos pormenores. Mas isso acontece em todas as adaptações de livros, não? O enredo não se altera!

Mas antes de escrever um post sobre o Harry Potter, irei ver os filmes mais antigos...

Bom, e que tem isto tudo a ver com comédias românticas? Absolutamente nada!

Recentemente fui ver dois desses filmes que a maioria dos Homo Solteirus abomina mas que diz que são giros à frente das Femina: o Elizabethtown e o Just Like Heaven (brilhante tradução para Enquanto Estiveres Aí)

Agora alguém diz: "Ah, e tal, isso a tua opinião é moldada também pela companhia". Pois, é verdade, mas a companhia foi a mesma, logo esse argumento perde validade.

Portanto, vamos a uma breve apresentação dos dois filmes:

Elizabethtown

O rapaz (Orlando Bloom, para as mais incultas é o elfo do Senhor dos Anéis) além de ser despedido, após levar a empresa a perder biliões de dólares, fica com tendências suicidas. Mas o pobre coitado nem se suicidar consegue porque é interrompido pela irmã... com a notícia que o pai morreu...

Just Like Heaven

Ela é médica, não tem tempo para o amor, sofre um acidente de autmóvel no caminho para um blind-date e vira fantasma. Pior ainda, a única pessoa que a consegue ouvir e ver é o tipo que vai viver para a casa dela...


Que dizer sobre estes dois filmes? Quanto ao Just Like Heaven, é tudo muito básico. Todos os momentos de humor são previsíveis. Todos os momentos dramáticos são ainda mais previsíveis. Na realidade, faz-me lembrar o Ghost mas se fosse feito à medida para a Julia Roberts. Enfim, nada a dizer... Previsível ao máximo!!!

Quanto ao Elizabethtown, as coisas não são assim tão lineares. Antes de mais, distancia-se das comédias românticas habituais duma maneira muito simples: o enredo gira à volta do insucesso na vida dele e da morte do pai, sendo o romance apenas secundário. O humor não é fácil, apesar de por vezes ser possível soltar uma gargalhada. E acima de tudo, o filme tem uma banda sonora excelente!!! Talvez a música não seja do agrado de todos, e certamente não está nas minhas preferências, mas o que torna a banda sonora excepcional é o facto de conferir mais emoção Às cenas. É necessário conhecer as músicas e as suas letras para compreender o sentimento que Cameron Crowe quer transmitir em determinadas cenas. O filme é longo, mas tem qualidade... E se a vossa namorada/amiga especial/irmã/etc. vos pedir para irem ver o filme com elas, não digam que não apenas por ser uma comédia romântica... Esta vale a pena! Quanto às meninas, convidem quem quiserem, vão com as vossas amigas, mas não o percam. Tem cenas muito boas!!

ATENÇÃO*****SPOILER ALERT******NÃO LEIAM SE AINDA NÃO VIRAM OS DOIS FILMES


Grande cena no Elizabethtown: banda a tocar, a pomba a arder, o sistema de incêndio em funcionamento e a irmã do personagem principal a ver a banda em pé enquanto toda a gente foge... Música: Free Bird dos Lynyrd Skynyrd

Já no Just Like Heaven, a única maneira de a conquistar foi fazer um jardim no telhado da casa dela. Será que era preciso transmitir essa mensagem? Mesmo depois de seres ignorado, a única maneira de conquistar uma mulher é fazer aquele tipo de coisas? Um jardim no telhado dum prédio??? O que virá a seguir??? Atravessar brasas a fazer o pino como prova de coragem???