Renatices sobre... bem... tudo...

sábado, agosto 27, 2005

Época Especial

Este é um post dedicado a todos aqueles que nunca tiveram o privilégio de fazer exames em Setembro... Tudo começa assim...

Algures no fim de Julho, depois de decidir quais os exames a fazer em Setembro, separam-se as folhas, cadernos e livros das disciplinas em questão. A sua colocação no lugar de estudo habitual é essencial.
A moral: "Vou deixar isto aqui, para se amanhã me apetecer começar logo a estudar, não perder tempo nenhum"

No dia seguinte a essa arrumação, o estudo não pode ser iniciado. Começa então o famoso período em que se trata de tudo o que se deixou para depois durante a época de exames. Ir aspirar o carro, comprar uns calções novos, cortar o cabelo, enfim, tudo o que se possam lembrar. Este perído pode extender-se por uma semana.
A moral: "Eu bem que devia começar a estudar, mas tenho que tratar disto. Aliás, já o devia ter feito há muito tempo, mas com os exames... Enfim, uma semana também não afecta nada! Tenho muito tempo"

Após este período de arrumações, a vida no mês de Agosto começa a estabilizar e é então que tudo parece perder importância. É geralmente neste período que se toma a decisão de ir à praia não apenas para descontrair mas para ganhar alguma cor, o que é um erro muito grave. Rapidamente se começa a telefonar para os amigos que não se sabe por onde andam, na esperança de estarem por Lisboa e estarem dispostos a ir para a praia. O erro ganha proporções maiores se há um amigo próximo que diz que está cá até ao fim da semana ou, ainda pior, até 15 de Agosto.
A moral: "Ai estás cá até o meio do mês? Bem, eu devia estudar, mas também quero ganhar alguma cor. E como é só até meio do mês, ainda tenho muito tempo para estudar! Os exames são só em Setembro"

Entra-se na fase final do mês. Aqui já se tem noção da proximidade dos exames e o primeiro pensamento é direccionado no sentido de limitar as idas à praia. Contudo, este é um período crítico visto começarem a regressar os primeiros amigos do Algarve. Estes vêm com um bronze de fazer inveja aos que ficaram por cá e com outro andamento. Aqui já se entra na fase em que se pensa dia-a-dia, mas não se consegue largar o vício e a motivação imprimida pelos que estão com mais andamento (de praia, pois claro).
A moral: "Bom, hoje é o último dia que vou à praia... mas o resto do pessoal vai continuar a ir e eu ainda estou um fantasma ao pé deles! Ainda por cima está lá aquela do biquini azul que está sempre a controlar... É isso! Amanhã vou lá e meto-me com ela!"

Com tudo isto, chega-se à última semana de Agosto, onde acontece o que de pior podia acontecer a qualquer estudante universitário... A mentalização para estudar foi finalmente atingida mas agora recebe-se um telefonema. É daquele amigo com quem não falámos nestas últimas semanas. Sim, aquele que passou o Verão a estudar ou a trabalhar! Ele está farto disso e quer ir apanhar um sol. Um momento oportuno para mostrar a qualidade do bronze já adquirido.
A moral: "Agora é que ele me telefona? Eu devia estudar, mas não há problema. Assim mostro o meu bronze, jogo umas raquetes e ainda lhe mostro a miúda do biquini azul."

Na primeira semana de Setembro, acontece então o primeiro contacto com o material de estudo. É um contacto difícil... Parece que te esqueceste de tudo. Mas o caminho continua a ser penoso! Já chegou toda a gente a Lisboa. Começam as grandes noites nas discotecas! Toda a gente ainda com pouca roupa, porque está calor e a querer mostrar o bronze e a boa forma física! Alguém quer ficar em casa à noite? E assim se perdem as noites e as manhãs (a dormir).
A moral: "Eu quero estudar, mas não posso perder esta festa!!!"

Na semana do primeiro exame o estudo é intensivo. Ou pelo menos tenta ser. Não se sai de casa. Não há festas. Não há praia. Mas está complicado... Felizmente as temperaturas já são mais baixas.
A moral: "Se eu fizer isto para o próximo Verão já não tenho que estudar. Nunca mais chumbo a nada!"

Na véspera do exame acontece então o impensável. O Verão voltou e o termómetro chega aos 35ºC. É difícil pensar com clareza e estudar é totalmente impossível. O pessoal combina ir à praia. Acontece então um momento que os mais fracos de espírito não conseguem ultrapassar. A grande questão existencial: a)ficar em casa ou b)ir com o pessoal à praia?

Se respondeste a)
A moral: "Devia ter ido com eles. Não consigo estudar e não sei nada disto. Vou chumbar e estou a perder um dia destes..."

Se respondeste b)
A moral: "Caguei para isto! Para o ano está lá de novo e vou-me aplicar durante os semestres! Não chumbo a nada para não ter que estudar no Verão. Será que ainda demoram muito para me virem buscar para ir à praia?"


Para quem nunca passou por isto, os meus parabéns! Não desejo isto a ninguém. Mas a culpa não é do estudante inocente!!! A culpa é do sistema (dizer isto com voz de Dias da Cunha). Passamos os meses de Junho e Julho fechados em casa ou num local com ar condicionado a estudar e estes são os meses mais quentes do ano. Depois admiram-se de não resistirmos a ir para a praia em Agosto! Comecem as aulas mais cedo e façam os exames mais cedo. Exames de 1º Semestre antes do Fim de Ano e exames de 2º semestre em Maio!
Salvem o jovem estudante universitário do longo e penoso caminho atrás descrito.

Até breve

3 Comments:

Blogger Renato said...

Como eu te percebo..felizmente so fiz 2 x exames em set e foram uma desgraça. Se já no resto do tempo é "ainda tenho tempo vou estudar dps", no Verão é impossivel, ha sempre qq coisa para nos desencaminhar

2:02 da manhã

 
Anonymous Anónimo said...

Hey, you have a great blog here! I'm definitely going to bookmark you!

I have a Frisco site/blog. It pretty much covers Frisco related stuff.
Come and check it out if you get time :-)

2:05 da manhã

 
Anonymous Anónimo said...

Hi,

Great tips here! nice job...Look forward to reading more in the future.

Jon

affordable web hosting package.com

2:57 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home