Renatices sobre... bem... tudo...

quarta-feira, setembro 07, 2005

Top 10 de álbuns a comprar

Ok, estes top 10, como todos os outros, surge num momento de meditação (vulgo estudo) em que a imaginação realmente não anda fértil.

Assim sendo passo a explicar o top 10... É um top 10 de álbuns, não é um top 10 de bandas. Portanto, a minha banda favorita não estará necessáriamente no primeiro lugar. Em Segundo lugar, convém compreender que isto é extremamente discutível e depende das preferências musicais de cada um bem como o estado de espírito. Há alturas em que estamos com mais disposição para ouvir umas coisas do que outras.
Já agora, este top não inclui compilações mas pode incluir concertos ao vivo!
E finalmente, não julguem a qualidade dum álbum apenas por uma música. Se me vierem dizer que o Versus dos Pearl Jam merece estar no top apenas e só porque tem o "Daughter", esqueçam... o Ten é um álbum muito melhor no seu todo... E falando nele:

10 - Ten, Pearl Jam

Lançado em 1991, com o surgimento do movimento grunge, este é para mim o álbum mais marcante de todo o movimento. Muito consistente, com muitas faixas de grande qualidade, algumas delas inesquecíveis.
Destaques: Once, Alive, Black, Jeremy, Porch

9 - Unplugged in New York, Nirvana

Um dos mais famosos concertos de todos os tempos. Toda a gente tem o álbum e já viu o concerto pelo menos uma vez na vida. Ganhou ainda mais ímpeto pelo suicídio de Kurt Cobain pouco tempo depois. E sim, quando se começa a tocar guitarra a primeira coisa que se aprende é a tocar algo deste álbum.
Destaques: Jesus Doesn't Want Me For A Sunbeam, The Man Who Sold The World, Oh Me, Lake of Fire, All Apologies

8 - Unplugged, Eric Clapton

Pois bem, se o número 9 refere-se a um bom concerto, então o que dizer deste? Excelentes músicos a acompanhar "slowhand". O homem toca de tudo neste concerto e dá uma lição de blues que é algo de impressionante!
Destaques: Signe, Hey Hey, Nobody Knows You When You're Down and Out, Layla, Running on Faith, San Francisco Bay Blues, Malted Milk

7 - King of the Delta Blues, Robert Johnson

Nascido em 1911 e falecido em 1938, este senhor que acreditava ser perseguido por cães infernais escreveu e compôs tudo o que é possível imaginar sobre o Delta Blues. Em apenas três dias, gravou este excelente álbum... Ainda hoje artistas como Clapton, Rolling Stones entre outros tocam versões das músicas deste grande senhor.
Destaques: Tudo! São só clássicos... Fora o que ele também escreveu e não chegou a ser editado devido à sua morte prematura!

6 - Blood Sugar Sex Magik, Red Hot Chili Peppers

Discutivelmente o melhor álbum deles. A seu favor tem a continuidade das músicas. Muitas vezes nem dá para notar quando acaba uma e começa a outra. Álbum muito forte...
Destaques: Breaking the Girl, I Could Have Lied, Give it Away, Blod Sugar Sex MAgik, Under the Bridge, Naked in the Rain

5 - Song for The Morning After, Pete Yorn

Rock numa onda mais soft. Excelente para ouvir em qualquer lugar seja com quem for e em que situação for. Grande álbum de estreia para este senhor.
Destaques: Life in a Chain, Black, For Nancy ('Cos it already is), June, Closet, Sleep Better

4 - B.R.M.C, Black Rebel Motorcycle Club

Rock puro. Mais dark. Não muito pesado, mas claramentee rock na sua mais pura essência! Excelente grupo com um excelente álbum.
Destaques:Love Burns, Red Eyes and Tears, Whatever Happened to my Rock'N Roll, Rifles, Too Real, Spread Your Love

3 - Revolver, The Beatles

Com este álbum eles começaram a explorar novos sons. Podia ter falado no White Album ou no Sgt. Peppers, mas este foi o que marcou a mudança no som deles. Nada mais a dizer sobre o grupo, toda a gente conhece bem.
Destaques: Taxman, Eleanor Rigby, Here There and Everywhere, Tomorrow Never Knows

2 - OK Computer, Radiohead

Muita gente fala de como o Kid A e o Amnesiac são estranhos. Pois bem, que poderiam os Radiohead fazer senão procurar novos caminhos? A um excelente single (Creep) sucedeu-se um grande álbum (The Bends) e depois um dos melhores álbuns de sempre? Não havia mesmo como igualar e muito menos superar...
Destaques: PAranoid Android, Subterranean Homesick Alien, Exit Music (for a film), Let Down, Karma Police, Electioneering, No Surprises, Lucky

1 - The Stone Roses, The Stone Roses

Ouçam primeiro. Simplesmente o melhor de sempre...
Destaques: Tudo! São todas excelentes...

Menção Honrosa - Sea to Shining Sea, Love as Laughter

Lo-fi do melhor que há. Não figura no top talvez por ser demasiado alternativo. Não fazia idéia em que posição o colocar...
Destaques: Coast to Coast, Temptation Island, Sam Jayne=Dead, Put it Together, Miss Direction, Druggachussets

1 Comments:

Blogger Renato said...

se é para unplugged da zona seattle prefiro o de alice in chains ate pq o estado semi morto do staley é imperdível.

qt ao clapton sou um "old-school", nao gosto da fase a solo do senhor!!!

1:41 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home