Renatices sobre... bem... tudo...

domingo, julho 17, 2005

Harry Potter

É a loucura!!! Vai sair, ou até já saiu, o novo livro do Harry Potter!!! Espectáculo!!! Já não durmo há meses a pensar neste momento e já fiz uma tatuagem da J.K. Rowling (deve ser este o nome, mas também não estou para pesquisar sobre o assunto) no meu braço esquerdo. Estou ainda a pensar em apagar a minha tatuagem a dizer "Amor de Mãe" para pôr outra a dizer... "Amo o Harry Potter".

Bem, voltando a um tom mais sério... o que é que se passa com estes livros? Alguém me consegue explicar isto? Porque é que o facto de ter sido publicado um livro do Harry Potter tem direito a notícias nos telejornais? Isto é publicidade gratuita!!! Ou será que é assim tão gratuita? Será que existem interesses por detrás destes "furos" jornalísticos?

Compreendo que os livros deste personagem até possam ser interessantes, mas realmente nunca me despertou a curiosidade e não vou ler nenhum num futuro próximo. Existem tantos autores consagrados e que escreveram tantas obras de reconhecida qualidade que eu ainda não li, que certamente não vou perder o meu tempo com o Harry Potter. Atenção, não pretendo criticar a qualidade da escrita da autora, mas apenas todo o fenómeno envolvente.

Os livros de Harry Potter agradam tanto aos miúdos como aos graúdos. Poderá ser essa a sua maior virtude? Não sei... mas para mim também poderá ser o seu maior defeito. Gosto de ler ficção científica -meninas, por favor ignorem esse pormenor... eheheh- e gosto de ler livros de fantasia, género no qual se enquadram os livros deste mítico personagem. Mas há algo que é necessário prestar atenção... de toda a fantasia que já li, a de maior qualidade dificilmente é totalmente compreendida por um miúdo de 10 ou 12 anos.

O que elevou o personagem Harry Potter a esta condição? Apenas estavam publicados dois livros do personagem e já existia esta histeria colectiva!!! Atrevo-me a fazer o seguinte comentário antes de sequer ler um livro sobre um jovem bruxo num colégio para bruxos e suas aventuras e desventuras com os seus amigos: leiam livros a sério!!! Só assim poderão perceber a diferença entre boa literatura e literatura sustentada numa grande máquina comercial!

Mas há algo ainda mais assustador... as filas de espera para comprar um livro mal ele é posto à venda. Estas pessoas que esperam horas e horas para comprar um livro do Harry Potter são as mesmas que criticam todos os taradinhos do Star Wars que também esperam horas a fio cada vez que estreia um filme da série e que o vão ver trajados a rigor. Também são as mesmas que criticam os taradinhos que fazem filas à espera de comprar uma nova consola, e fazem-no porque se julgam donos duma superioridade moral, inerente ao facto de estarem a comprar um livro por oposição aos que compram um jogo ou vão ver um filme.
Acham que estão a comprar cultura? Não, não estão. Estão apenas a comprar a vossa Playstation... É divertido (espero), dá para passar um bom bocado (espero mesmo), estão em desespero para adquirir por pura curiosidade de saber as capacidades da máquina (ou o que acontece neste livro) e são claramente influenciados por todo o aparato comercial.

Comprem Harry Potter, entretanham-se com aquilo, com isso eu concordo, mas não venham falar em literatura de qualidade ou em grandes histórias. Leiam livros a sério de autores a sério para saberem o que é literatura de qualidade. Não sabem quais são? Comecem pelos prémios Nóbel, sempre é um começo. Assim descobrem de quais gostam e de quais não gostam (não, não gosto da escrita do Saramago visto não fazer o meu género) e começam a explorar outros autores a partir daí. Dêem ao Harry Potter o relevo que ele merece: metam-no ao pé dos livros da Isabel Alçada (Uma Aventura, que clássico) ou da Playstation, porque a diferença não é muita.

Ah, e se algum dia me virem a ler um dos livros dessa grande autora, J.K. qualquer-coisa, têm autorização para me dar um par de estalos!!!

P.S: Estava para fazer referências aos livros da Margarida Rebelo Pinto, mas não gosto de comparar tão negativamente a J.K. Rowling. Afinal, uns eu sei que são lixo, outros ainda não o sei porque nunca li.

P.P.S: Se os livros de Harry Potter se enquadram na categoria de literatura de qualidade, será que a Maxmen também o é? Afinal, divirto-me imenso a ler aquilo, miúdos a partir dos 10/12 anos já adoram aquilo, existe todo um aparato à volta da revista e a expectativa pelo número seguinte é bastante elevada!!!! Ou será que devo reduzir o Harry Potter à condição da Maxmen: literatura de casa-de-banho?

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

N sei se é bom ou mau.. só sei q saiu ontem ou assim e por acaso já tenho ;) lolol

3:22 da manhã

 
Anonymous Anónimo said...

N te conheço mas "irritaste-me"... K n gostes da grande maluqueira k fazem a volta dos livros do Harry Potter, eu entendo, pois eu também detesto a publicidade k fazem à volta dos U2 e outras coisas do genero e n é por isso k deixo de querer ir ao concerto ou ouvir o som... Eu comecei a ler os livros do Harry Potter ainda nem os portugas sabiam da sua existência... e para além de estarem bem escritos admiro a criatividade da autora. Tenho pena k façam tanta publicidade a volta do tema mas vivemos num mundo assim! E mais, quando tiver filhos faço questão de ler-lhes as histórias. E acho k n devias tentar comparar autores... eu leio muito e diversificados temas, há uns k gosto mais k outros mas primeiro leio e depois comento. E gostos n se discutam!!!! Nem se criticam!!! Respeitam-se.

7:40 da tarde

 
Blogger Ren said...

Anónimo... volta a ler o post e tenta compreender o que foi escrito. Calma, respira fundo e desta vez, experimenta ler o que está escrito.

Ah, a crítica é em relação à histeria colectiva e as classificações da saga Harry Potter. Bem escrito? Talvez, não disse que não estava bem escrito. Fantasia de qualidade? De certeza que não. Fantasia de qualidade não está ao alcance de miúdos de 10/12 anos.

E já agora, por favor, não tentes destacar-te dos demais "portugas". O facto de te referires ao teu próprio povo -suponho que sejas português(a)- num termo inventado por brasileiros e que realmente não tem um tom muito abonatório diz tudo acerca da tua superioridade perante os outros...

7:54 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home