Renatices sobre... bem... tudo...

domingo, abril 03, 2005

Papa João Paulo II

Ontem, dia 2 de Abril faleceu uma das mais emblemáticas figuras do século XX (e XXI até certo ponto). A ele, todo o meu respeito por aquilo que fez. A todos os católicos, as minhas condolências.

Poderia João Paulo II ter feito mais pela Igreja? Certamente que poderia ter tentado modernizar algumas das suas doutrinas, mas no computo geral, fez um bom trabalho. Uma grande perda para a Igreja...

Em relação a todas as rábulas acerca do momento da sua morte, muito está ainda por explicar. Segundo as explicações médicas, o número de patologias que afectavam João Paulo II tornavam impossível qualquer estado de consciência nos momentos que antecederam a sua morte. No entanto o Vaticano anunciou o contrário.

A meio da tarde a CNN anunciou que um electrocardiograma não detectou qualquer actividade cardíaca. O Vaticano pouco depois desmentiu, dizendo que não existia qualquer máquina a monitorizar o ritmo cardíaco. Portanto, ele estava rodeado de alguns dos melhores especialistas do mundo e estes não possuíam equipamento algum para o monitorizar? Estranho no mínimo!

Penso que a Igreja ganharia mais em ser mais transparente e anunciar aquilo que sabe não sabe. Deveria também implementar reformas que levassem a adaptar as suas doutrinas às necessidades da população actual. Ganharia mais em permitir que o Papa abdicasse por motivos de saúde, quando tal fosse necessário. A Igreja precisa dum líder a tempo inteiro, e nos últimos anos, infelizmente, a saúde de Karol Wojtila não o permitiu.

Isto será definitivamente um tema para mais tarde. Por agora, deve-se reflectir um pouco e admirar a obra feita por este homem. Quer se seja católico ou não. Quer se tenha fé ou não...