Renatices sobre... bem... tudo...

terça-feira, fevereiro 01, 2005

Alucinogéneos

Não compreendo o porquê da apreensão que muita gente apresenta perante as drogas em geral. Realmente no universo português são as drogas duras que abundam (heroína e cocaína) e que são responsáveis por muitos dos problemas por nós conhecidos.

Mas há algo que deve diferenciar as drogas: o facto de causar ou não habituação!!! Heroína e cocaína causam vício e todos nós já vimos alguém com esse vício e sabemos o que custa sair dele. E certamente haverão outras drogas que também causarão habituação, mas não sou nenhuma autoridade no assunto... Se causa vício, então é mau, tão simples como isso!

A todos aqueles que gostam de tomar ecstasy, só posso fazer um pedido: não leiam mais este blog. Compreendo o que pode levar alguém a tomar heroína ou coca (continuo a achar que toda a gente está bem informada e faz muito mal em tomar pela primeira vez) mas não compreendo porque alguém toma ecstasy!!! Para dançar durante mais tempo? Para beber um pouco de álcool e morrer logo ali? Para desidratar até à morte? Se querem ter mais resistência física vão para um ginásio ou corram uns quantos kms por dia! Vão ver que aguentam mais tempo.

Em relação ao haxixe ou a marijuana, tenho a dizer que já vi pancadaria começar devido ao álcool mas nunca vi uma cena dessas começar por o pessoal ter fumado uns charros. O criar vício é relativo... Pode acontecer, mas depende muito de cada um. É como ficar viciado em doces ou em café ou em chocolate. Se tomado em excesso prejudica a saúde (neste caso danifica um pouco o cerebro e os pulmões) mas não será necessariamente algo difícil de deixar!! Aliás, é possível ser bastante controlado no que toca a estas drogas. Defendo a liberalização destas drogas em Portugal!!! Claramente o caminho a seguir!!! (Não vou dissertar muito sobre o assunto porque isto não é uma discussão política e também não vou falar sobre experiências pessoais)

Agora, em relação às drogas alucinogéneas pouco se sabe ou pouco se fala em Portugal. A mais conhecida LSD, que não é mais que a dietilamina do ácido lisérgico, é uma droga sintética de forte efeito (a mais poderosa droga do mundo) e causa fortes sensações. É comum ouvir pessoas a dizer que "viram" a música ou que "ouviram" as cores. Todo o género de alucinações também pode acontecer e daí esta representar uma possível ameaça para os seus consumidores. Não é do interesse do estado ter gente a atirar-se de prédios por acreditar que pode voar. Na verdade, as alucinações causadas pelo LSD dependem muito do estado de espírito da pessoa que consome. Se se estiver com uma pequena depressão, pode-se sofrer de esquizofrenia durante o efeito da droga. Se se estiver com raiva, talvez surja uma aura de invencibilidade. Mas acima de tudo, se for apenas pela diversão, surgem os efeitos anteriormente descritos.
A informação mais útil sobre esta família de drogas? Não é viciante!!!! Interessante, não é? Toda a nossa vida fomos educados a associar a droga ao vício, mas na realidade as coisas não são bem assim.

E quanto aos cogumelos alucinogéneos? Ainda hoje certas tribos indígenas americanas consomem estes cogumelos em determinadas ocasiões para tomarem contacto com a realidade. Eu repito, tomarem contacto com a realidade. Quem somos nós (sociedade ocidental) para dizer que o que eles tomam é que causa a alucinação? Não será o mundo em que vivemos a alucinação e aquilo que o nosso cérebro consegue produzir a realidade? À partida, não vejo porque concordar com os índios americanos, mas também não posso dizer que eles estão errados! Até experimentar, ninguém os pode negar!!! Nem eu, nem ninguém...

Acho que acima de tudo, devem expor-nos o que faz e o que não faz cada droga e deixar cada um escolher por si a sua posição sobre o assunto! Não basta dizer-nos que a droga é má e vicia e mostrar-nos os efeitos dela no mais comum agarrado em coca e cavalo! Nunca tomarei nenhuma desse género e muito menos ecstasy, mas o facto de se fumar a broca ocasional nao torna ninguém num criminoso ou um elemneto perdido para a sociedade...

Assim, farei a sugestão mais polémica de sempre (Paulo, esta foi inspirada no teu fotolog http://www.freefotolog.net/flog.php?ir=subzen):

Juntem os amigos mais próximos, façam uma rodinha indiana e metam este som a passar:
Nina Simone - Sinnerman

A vida é mais que o trabalho, escola, desporto, amizades, paixões, amores, discussões, dinheiro ou até uma porcaria dum blog! Não estarão os verdadeiros americanos certos?

P.S: Raquel Roque, tu estás lá!!!! Andei meses a tentar achar a porcaria da música porque não sabia quem cantava e tu mandaste-me só para ver se eu gostava... Beijinhos pra ti!

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

eheh! ainda bem q te pude ajudar em relaçao à musica!é um som mesmo mt abusado..E eu continuo a dizer q se as drogas fossem legalizadas, haveria um acréscimo de 19% de IVA- droga mais cara! Beijitos...olé!

11:27 da tarde

 
Blogger Renato said...

Sobre o LSD e drogas do genero recomndo dois livros:
"as portas da percepção" de Aldous Huxley ( experiencias com mescalina)

"The electric Kool-Aid Acid Test" de Tom Wolfe..uma biblia sobre os fantasticos 60 e o movimento "head"-consumidores de acidos, em que o LSD era rei!!

3:09 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Ach oque estás a tentar simplificar demasiado um assunto muito complexo.
"Se causa vício, então é mau, tão simples como isso!" - Quer dizer que desde que caia dentro do grupo de drogas que catalogas como não viciantes não é mau? Mas se ataca o cérebro e se te diminui as capacidades de reflexão/acção.....!?!?!
Outra coisa, legalizar as drogas leves não pode ser tratado de forma assim tão leviana. É preciso ver que a legalização das mesmas facilitaria o acesso de pessoas mais novas (que não têm a tua/minha idade e são por isso muito mais influenciáveis), resultando daí riscos facilmente perceptíveis.
Eu caho que é um assunto demasiado complexo para se poder fazer uma divisão causa vício/não causa vício, e simplesmente legalizar as drogas leves. Acho que é preciso ir muito mais profundo do que isso.
Só pra terminar, pra quem estiver a ler, a minha opinião é que é preferivel comerem chocolates e doces ;)

Um abraço

5:33 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

nina simone :)
vanda

2:27 da tarde

 
Blogger Ren said...

Quanto à legalização das drogas leves, como eu disse, era tema para outro post. De facto não é assim tão simples, mas essa de facilitar o acesso aos mais novos não me parece um argumento muito válido. Hoje em dia, no estado em que as coisas se encontram, é muito fácil a qualquer pessoa adquirir, portanto a sua legalização até permitiria um maior controlo.

Quanto à dicotomia viciante/não viciante, eu acho que se mantém. Desde que toda a gente saiba os efeitos de cada coisa, porque é que alguém impedido de o fazer? Ou seja, se eu quiser tomar um ácido, eu sei que irei destruir uns quantos neurónios, mas tomo a decisão consciente de o tomar. Logo, o que para uns pode ser mau, para outros pode não o ser...
O risco está no facto de se poderem criar vícios com certas drogas que te impedem de parar o processo de destruição do teu corpo.

Atenção, eu não estou a dizer para alguém tomar ou que o irei fazer, o que pretendo é apenas liberdade de escolha em tudo, e isso inclui as drogas.

12:46 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Pois, mas também toda a gente sabe que é perigoso andar de mota sem capacete. No entanto, se não fosse obrigatório provavelmente muita gente não o usava, e assim salvam-se vidas.
É verdade que já é fácil hoje em dia ter acesso às drogas, mas se for permitido torna-se certamente ainda mais.

Um abraço,

Kiko.

4:24 da tarde

 
Blogger Ren said...

e se eu quiser andar sem capacete? o que tem alguém a ver com isso? é a minha vida... :P é apenas onde eu quero chegar. (sim, sou contra a obrigatoriedade dos cintos de segurança em adultos)

1:14 da manhã

 
Anonymous Anónimo said...

Se tiveres um filho já há pelo menos uma pessoa que pode "ter a ver com isso"...

6:44 da tarde

 
Blogger Ren said...

Eu não tenho filhos, mas quem os tem deve ter responsabilidade para os criar. Se tivesse, seriam eles a minha prioridade principal...

11:34 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Mas sabes que, estatisticamente, o cinto de segurança foi a invenção que mais vidas salvou em acidentes rodoviários. Se não fosse obrigatório teriam sido muito menos. Não achas que valeu a pena?

11:16 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home