Renatices sobre... bem... tudo...

sábado, fevereiro 05, 2005

Música favorita?

Hoje estava a falar com o Rui no MSN (esse grande vício da nova geração, que claramente supera o telemóvel a nível de batimento) e ele perguntou-me quando é que eu punha um post novo aqui no blog. Estava completamente vazio de idéias, ou talvez não mas certas coisas ainda não devem ser partilhadas, quando ele me perguntou se eu tinha uma música favorita. A resposta a esta pergunta é muito mais complicada do que o que eu julgava e descobri que não tenho uma música favorita mas um conjunto de músicas favoritas.

Por vezes poderá ser uma ou outra, mas acima de tudo, estas variam muito com o estado de espírito em que me encontro no momento. Eu acho que não vario assim tanto e isso é facilmente observável pelo conjunto de músicas que vou enumerar. Procurarei ainda dar uma breve descrição de cada música e do porquê de gostar dela.

Há quem ache que as preferências musicais dizem muito acerca da maneira de ser de cada um... e eu sou daqueles que acredita nisso até certo ponto. Claro que cada um está limitado à música a que tem acesso e não esperem que eu vá referir uma música de intervenção chilena dos tempos da ditadura do Pinochet, porque realmente nunca ouvi.

Então, aqui vai...
  • "God Only Knows" - Beach Boys - Esta foi a música que me fez gostar de música. Curioso ter sido um clássico destes a me abrir os olhos...
  • "Fast Car" - Tracy Chapman - Do meu primeiro CD e do álbum que me fez pegar na guitarra
  • "A minha aventura homossexual com o general Custer" - Xutos&Pontapés - Do Ao Vivo na Antena3. Simplesmente ouçam esta guitarrada. Cabeleira domina...
  • "Baby, please don't go" - Them - Um original de Big Joe Williams aqui interpretado pela banda de Van Morrison. Big Joe Williams praticamente inventou o Delta Blues e os Them fizeram a homenagem perfeita.
  • "Amanhã é Sempre Longe Demais" - Resistência - Original dos Rádio Macau. Versão ao vivo no concerto que eu mais gostaria de ter assistido. Um marco na minha adolescência.
  • "Baba O'Riley" - The Who - Na sua fase mais psicadélica, eles fizeram isto. Para mim, a banda com o melhor alinhamento de sempre. Roger Daltrey, Keith Moon (baterista supremo), John Entwistle (génio do baixo) e Pete Townshend (se algúem no mundo sabe o significado de Rock'n Roll, é ele...)
  • "Angie" - Rolling Stones - Têm tanta coisa, mas esta música ganha outro significado se prestarmos atenção à sua letra
  • "Bigmouth strikes again" - The Smiths - Quando a um grande guitarrista como Johnny Marr se associa a inigualável voz de Morrisey o resultado teria que ser excepcional
  • "Fool's Gold" - The Stone Roses - Porque fazer dois álbuns apenas???
  • "Layla" - Eric Clapton - Um dos melhores de sempre que só conseguia criar quando passava por experiências traumáticas...
  • "All Along the Watchtower" - Jimi Hendrix - Deus...
  • "Hypermusic" - Muse - Quando ouço isto, o meu cérebro desliga. Dá aquela sensação de elevação, de algo mais... Não sei explicar
  • "Paranoid Android" - Radiohead - O melhor grupo teria que ter provavelmente a música mais completa de sempre
  • "Put it together" e "Sam Jayne = Dead" - Love as Laughter - Excelentes músicas mas tão diferentes. è aquela separação inerente ao estado de espírito
  • "Obsésion" - Aventura - Uma música de merda, mas para os homens LEM - IST - 98, lembrem-se do Bird Strike!!!! Memorável!!!!
  • "No Rain" - Blind Melon - Geração dos anos 90 de certeza que me compreende!

Muitas mais mereciam ser mencionadas, e certamente irei mencionar mais tarde. O que gostaria de pedir a cada um de vós era para fazerem algo semelhante. Nos vossos comentários, não se limitem a dar a vossa opinião, digam também músicas que vos marcaram ou que realmente gostem :)

Abraço para os meninos e beijinhos para as meninas!

16 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Já que este post veio de uma conversa nossa, cabe-me a mim ser o primeiro a comentá-lo.
Quanto à tua selecção, não tenho nada a dizer pois ou não as conheço ou conheço e gosto bastante delas... Só gostava acrescentar uma que não sei se conheces e que é considerada uma das melhores dos xutos que é o "Remar remar" (como fan incondicional desta banda de culto tinha de dizer qq coisa :) ).
Quanto às minhas escolhas, aqui vão:
Tugas:
- "Senta-te aí" - Tocado primeiro pelos Rio Grande ao vivo e depois aproveitado pelo Jorge Palma para editar em álbum;
- "Buganvilia", João Afonso - A única música que até hoje me conseguiu fazer adormecer por ser tão calma;
- "Remar remar", para quem não conheça, sintam a força desta música dos Xutos";
- "Força"- Nova dos da weasel e faz jus ao seu nome (paulo, sabes o que tou a dizer);
Estrangeiras:
- "Brothers in arms", Dire Straits - Sem palavras, talvez a melhor música que já ouvi;
- "One", Metallica - Letra, Música e clip perfeitos;
- "Sing another song boys", Leonard Cohen; O poeta que por acaso canta...

Enfim, ficaria aqui a noite toda a falar em músicas que me marcaram... O Ren tem mmo razão :|

Um Abraço
Norfolk

11:01 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Ora aqui vão algumas adendas da minha parte ;)

- U2: With or Without You (e várias outras, mas está está em primeiro lugar)

- Cranberries: Zombie

- Obséssion (pelas mesmas razões já enumeradas!!!)

- REM: Everybody Hurts + Loosing my Religion

- Dire Straits: Latest Trick

Provavelmente muitas mais, mas agora de repente foram as que me ocorreram!!

Abraço,

Kiko

4:31 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Ora bem! Músicas favoritas..

DMB :
-Jimi Thing
-Crush
-Don´t drink the Water
-Xmas Song
entre MTAS outras... ( sou meio fanática por eles... ptt kk música é linda!.. A tds os niveis!)

Beatles:
-In my Life ( versão DMB )( Letra mto "rikinha")
-You've got to hide you're love away ( versão Pearl Jam, super simples e pequena... mas mto fixe)

Ben Harper:
-Glory and Consequence ( ..Mto bom!)

K's Choice:
-Winners ( very nice )

Muse:
-Hysteria ( foge ao estilo.. mas tb curto..)



( que isto me renda entrada directa para o 5 base! ... durante TODAS as minhas épocas no IST!.. Não negociável!)

Take care yall!
Bjakeis
Rakel

12:56 da manhã

 
Anonymous Anónimo said...

ora aí esta 1 perg dificil....
scars and glasses - anywhen
enjoy the silence - depeche mode
the love song - the cure
are you the one that I´ve benn waiting for - nick cave and the bad seeds
morning theft - jeff buckley
under your charms - josh rouse
sabrina - einsturzende neubaten
transmission - joy division
bizarre love triangle - new order
bionic - placebo
the night - morphine
theologians - wilco
payground love - air
daddy cool - boney m
cantiga do engate - antonio variaçoes
the time is now - moloko
the magic hour - deus
pshycokiller - talking heads
we haven´t turned around - gomez
billie jean - michael jackson
twist in my sobriety - dreadful shadows
love could damage your health - telepopmusik
devo me tar a eskecer de alguma mas enfim, ja sao mtas :)

10:51 da manhã

 
Anonymous Anónimo said...

sorry! eskeci me de assinar! ups!
vanda

10:53 da manhã

 
Blogger Ren said...

Essa versão do Twist in my Sobriety tem alguma coisa a ver com a da Tanita Tikaram? É que eu conheço a música mas não a versão mencionada. Não só isso como não consigo sacar em lado nenhum...

8:03 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

sim isso é 1 cover da tanika tikaram mas axo k es capaz de n gostar desta versao. por acaso tb gosto da original :)
vanda

1:14 da tarde

 
Blogger Ren said...

Ei, tens que me enviar primeiro a música para eu saber se gosto ou não! :P O original é muito bom, mas muitas vezes há covers bem melhores que o original...

7:44 da tarde

 
Blogger Renato said...

Bem lanço algumas...
"angel" massive attack--o q uma "musica romantica" deve ser..uma letra q nao cai nos cliches mas é incrivelmente bem conseguida..e a parte musical mt mt boa
"small victory" Faith No More--grande video a acompanhar uma grande musica( e de fmn gastava aqui o resto do post)

"for whom the bells tools" metallica-grande entrada

"jesus christ pose" soudgarden.. riff brutal...

"white rabbit" Jefferson Airplane--reparem na letra e como atraves da alice no pais das maravilhas se relata uma viagem psicadelica..para mim um dos hinos dos 60 psicadelicos

..Led Zepellin...quase todas...

e mts mais ficam por falar

9:54 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Isto é um tópico que dá pano para mangas e eu esperava recuperar o possível destes dias que passaram para escrever algo com pés a cabeça, mas visto que o processo de recuperação está lento "pra cacete",k aqui vai.

Música favorita?! Isto varia mesmo muito consoante o estado de espirito e concordo qd dizes k ñ existe uma mas sim um conjunto delas.

"Massive Attack - Inertia Creeps" tal como 90% dos sons deles é algo k ñ se compreende mas k se sente e este som é transcendente.

"New Order - Blue Monday" sem palavras...

"Rage Against The Machine - Bullet In Your Head"

"Pantera - Suicide Note Pt. I" para quem não conhece, este é um som k recomendo vivamente k ouçam e que acima de tudo percebam a letra.

"Nirvana - Heart Shaped Box"

"Rammstein - Feuer Frei!"

"Chester Bennington - System"

"Skunk Anansie - Charlie Big Potatoe" aquela intro tem algo k parte tudo...

"Linkin Park - In The End"

"The Verve - Bitter Sweet Symphony"

"Placebo - Every You And Every Me"

"Goldfrapp - Train"

"The White Stripes - Seven Nation Army"

"Temple Of The Dog - Hunger Strike"

"Pearl Jam - Oceans"

Faith No More

James

"The Smashing Pumpkins - Bodies"

"Bran Van 3000 - Drinkin In L.A."

"The Blue Boy - Remember Me"

Moloko

"Rui da Silva feat Kassandra - Touch Me"

IIo - Rapture

"Solu Music - Fade"

"Planet Funk - Chase The Sun"

E muitas mais malhas que a falta de tempo ñ me permite pôr aqui...

Ñ me posso esquecer do Negras como a Noite de Xutos

e uma recente que está mm lá pela msg k passa, Força(Uma página de História) mas k ñ é a melhor do albúm do meu ponto de vista....

Abraço

Paulo

3:48 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Paulo Again... Faltaram bués

Só mais umas...

Alice In Chains - Would, Rooster e Man In The Box

Primitive Reason - Seven Fingered Friend

U2 - Bad; Hold Me, Thrill Me, Kiss Me, Kill Me

Aerosmith - Sweet Emotions

Lodger, recomendo todas mas o "Big Day" está mm lá no ponto e o "I love Death"

311 - Down

...

Paulo

4:02 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

ja mandei a cover ao paulo. qdo ouvires vais fikar c vontad d me ofender. n gosto da cover por ter qualidd mas por motivos pessoais. imagino as caretas k vais fazer a ouvir isso. lolololololol
entao e as outras musicas, conhecias todas??? :)
vanda

8:19 da tarde

 
Blogger Ren said...

Bom, o que tenho a dizer é que o som é diferente... mas realmente prefiro o original. Quanto às musicas por ti enumeradas, conhecia quase todas (se não estiver enganado) mas algumas ainda estou a ver se saco da net para ouvir. Aquele grupo alemão realmente... :P

1:02 da manhã

 
Blogger Ren said...

Esqueci-me da song2 dos Blur!!!!! Que falha a minha!!! Em 45 segundos tem tudo...

1:04 da manhã

 
Anonymous Anónimo said...

:P ???????? pk?????? olha experimenta sacar bypass!
vanda

12:09 da manhã

 
Anonymous Anónimo said...

Queen - A night at the Opera , Nick Cave & The Bad Seeds - Murder Ballads , Green Day - Dookie , Offspring - Smash , Metallica - Black Album Master of Puppets e Ride THe Lightning , Guns & Roses - Use your illusions I e II , ABBA - Super Trouper

5:53 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home