Renatices sobre... bem... tudo...

quarta-feira, dezembro 22, 2004

E se...

... te dissessem "tens aqui 20 mil euros e um bilhete de avião para onde tu quiseres", serias capaz de pegar em tudo e zarpar? Começar uma vida nova noutro país?

E, no caso de ires, para onde gostarias de ir?

O que achas que irias fazer? E o que gostarias de fazer?

Terias problemas em deixar os amigos ou serias capaz de os deixar? Levarias algum deles contigo? (claro que aqui não me refiro ao namorado/a ou cônjugue)

Achas que irias conhecer lá muita gente nova, fazer amigos? Achas que lá conhecerias a pessoa dos teus sonhos?

Achas que ias gostar do clima, das gentes e da gastronomia?

Achas que alguma vez terias saudades de casa?

E em relação à família, o que farias?

Já alguma vez te fizeste todas estas perguntas?

Interrogo-me sobre o que será pior: nunca as ter feito ou saber a resposta para todas elas...


O auto-conhecimento por vezes pode ser mais prejudicial do que aquilo que julgamos. Eu pelo menos assim o acho. A questão final, e mais relevante, é: se voltasses ao início e vivesses a vida toda outra vez, sabendo o que sabes hoje, será que chegarias às mesmas respostas para as perguntas anteriores?

Como distinguir algo que nasceu contigo de um desejo puro e sem explicação?

Será que alguma vez alguém soube?

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Quem é que não se arrende de uma ou outra coisa que fez na vida?! Quem não gostaria de voltar atrás e apagar um determinado acontecimento ou pelo menos torná-lo diferente?! Quem é que alguma vez não pensou que queria por-se a andar daqui para fora deixando tudo para trás, esquecendo tudo e todos?! (ao contrário do que tu disseste 'pegar em tudo e zarpar'...)

Vamos por partes...

A minha opinião é que normalmente uma pessoa apenas se questiona sobre estas coisas...como seria viver noutro sitio, noutro mundo, outra vida...quando algo está errado. Quando não estamos particularmente felizes com a vida que levamos e sentimos que, onde estamos, nada mais poderá ser feito. Não temos saida, alternativa...!! Sentimo-nos perdidos...
Se estivessemos bem não pensariamos em sair daqui para fora, não concordas?!
Agora o problema é que estas ideias não passam disso...de ideias! Quantas pessoas conheces tu que já agarraramm nas suas coisas e, num determinado momento das suas vidas, deixaram tudo para trás?! Alguém?! E será que isso resolve os problemas?! Será que essas pessoas se sentem, hoje em dia, melhor?!
Quando estamos longe...no inicio...tudo é novo e diferente. Podemos fazer o que quisermos, ser quem quisermos. Podemos construir a vida da forma que desejarmos. E...como consequência...sentimo-nos bem. :)
Mas depois, mais cedo ou mais tarde, acabamos por cair na rotina e também nesse 'novo' mundo trará os seus problemas, desilusões...!! E nessa altura será ainda pior! Sofreremos duplamente! Por aquilo que ficou para trás (e não ficou resolvido) e por o 'problema' novo que acabou de surgir!
As pessoas, infelizmente, não têm um botão 'on/off'...E por isso pegar em tudo e 'zarpar'...sem resolver a nossa vida...aqui..neste momento...parece-me apetecível mas talvez não o mais indicado! E falo por experiência própria...
É muito dificil cortar as raizes com uma vida. E mais ainda dificil cortar com sentimentos tão intrinsecos em nós!
O ideal será começar a mudar aqui...neste 'mundo'...nesta vida que ainda é a nossa...
Mudar hábitos, rotinas...libertarmo-nos daquilo que nos possa prender! E só depois...sair daqui para fora...

Bem, muito mais poderia ser dito...mas...fico por aqui! Já é suficientemente longo o comentário...

Inês

12:31 da tarde

 
Blogger Renato said...

Eu ate ia...mas c 2o mil é pouco...ia com a "certeza" se que que isso existem, que teria de inicio pelo menos casa e meio de subsistência ( atenção q não digo trbalho~!!!),Aliás, sempre foi uma coisa que encarei com bons olhos ir para outro sitio, nao q nao goste disto aki, mas o mundo é tão grande que ficar sempre no mesmo sitio não me seduz muito

2:46 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home