Top 5 de filmes de guerra
Este é um dos temas menos consensuais entre, bem... quase toda a gente que eu conheço. Claro que geralmente isto é uma discussão mais comum entre homens, mas também existem mulheres a gostar de filmes de guerra (e sim, eu nego conhece-los, mas também há homens a gostarem de filmes musicais).
Antes de mais, o que constitui um filme de guerra? Será apenas por ter uma história que se passe em tempo de guerra? Eu penso que não... Um filme de guerra tem que ter como grande elemento os combates e todo o drama desenvolvido em volta destes. Assim sendo, filmes como a Lista de Schindler e o Pianista, estão automaticamente excluídos desta lista.
No entanto, filmes de época medieval, desde que não possuam grande elemento de fantasia, podem e devem ser incluídos nesta categoria. Por exemplo, Braveheart é sem dúvida um filme de guerra. No entanto, como verão nesta lista, não é o melhor filme de guerra apesar de ser melhor filme que outros também referidos. Não sei se entenderam, mas o que torna um filme de guerra melhor que outro, é o factor guerra, não o factor drama...
Assim, e sem mais demoras, partirei para a contagem...
5. Full Metal Jacket
A história dum soldado que se torna correspondente militar a partir do momento em que se alista no exército até ao momento em que mata o primeiro inimigo na guerra do Vietname. Claramente o melhor trabalho de Kubrick, apesar de não ter tido o reconhecimento devido.
4. Non ou a vã glória de mandar
Sim, um filme português e ainda por cima é do Manoel de Oliveira. Uma breve passagem pela história de Portugal contada num Unimog... Uma alfinetada na guerra do Ultramar.
3. Braveheart
Boas cenas de batalha e acima de tudo... "FREEEEEEEEDDDDDOOOOOOOOOOMMM"
2. Platoon
Charlie Sheen, Willem Dafoe e Tom Berenger. Grande filme de guerra em que se mostram até que ponto divergências podem ser fatais em tempo de guerra. Um grande ataque não só à guerra do Vietname mas a todas as que já foram travadas.
1. Apocalypse Now (Redux)
Martin Sheen e Marlon Brando nos papéis das suas vidas. Tive o privilégio de ver o Redux depois de ter visto o original, e tenho a dizer que nem sequer se trata do mesmo filme. Enquanto o primeiro filme era uma viagem pela loucura da guerra (claramente influenciada pelo psicadelismo inerente à época em que o filme foi gravado), o Redux possui já uma contextualização histórica que retira alguma da loucura ao primeiro filme. Será melhor? Sim, torna-se muito mais perceptível sem no entanto perder muito psicadelismo. Três cenas memoráveis: o ataque da Cavalaria, a passagem pela ponte e finalmente o encontro com Marlon Brando.
Genial, simplesmente genial... Se não viram, VEJAM!
4 Comments:
Menção Honrosa - Saving Private Ryan
Apenas e só pelo realismo daquele desembarque na Normandia...
10:43 da tarde
os meus amigos k gostam de musicais sao gays!!!
só 1 perg, as criticas em torno do sin city sao mto positivas, k axas disso??? axas k arriske ir ver???
vanda
12:07 da manhã
Também ainda só vi o trailer e li as críticas. Sicneramente, é daqueles filmes que eu talvez vá ver em DVD quando sair. Penso que há melhores opções no cinema neste preciso momento.
Ontem fui ver o Be Cool e achei engraçado. Tem alguma piada. Bom entretenimento ;)
No entanto, acho que o melhor filme que deve estar aí ou mesmo para aparecer é o novo com o Kevin Bacon. Não decorei o nome do filme, mas o trailer era muito interessante...
3:11 da tarde
na semana passada tivemos em duvida entre o before sunset e o be cool, optamos pelo primeiro e matei me a rir. mas ja k recomendas vou ver esse esta semana :)
vanda
10:55 da tarde
Enviar um comentário
<< Home