Watchmen
E cá estou eu de novo com um post daqueles assim só para ocupar espaço na rede... Hoje, e quatro semanas depois de o ter visto, vou falar sobre esse filme que dá pelo nome de Watchmen.
Vi o filme sozinho em Aveiro - não, isto não é uma dica mas, pelo sim pelo não, enviem mail com foto e declaração de IRS - e isso permitiu-me não ficar distraído por comentários que pudessem ocorrer durante o filme. Aliás, quando vou ver um filme sobre BD, prefiro mesmo ver sozinho. É que já se sabe, se não gostar vou andar a reclamar o tempo inteiro, mas se gostar, aí não quero ser distraído!
Mas, seguindo em frente, lá entrei eu no cinema a chamar-me todos os nomes possíveis por mais uma vez ir ver um filme baseado numa BD. Reparem, é que este caso era particularmente grave visto os Watchmen terem sido a minha BD favorita fora do universo japonês. NOTA: existe para aí um post qualquer que fala sobre BD, era boa altura para irem reler.
Sempre preferi o universo Marvel ao universo DC, mas devo reconhecer que eventos independentes e/ou paralelas ao seu universo sempre tiveram uma qualidade superior na DC. Poderemos, a título de exemplo, comparar a Crise Infinita da DC com a saga da Manopla do Infinito na Marvel e verificar que o factor humano e a decisão de cada personagem é muito mais relevante na DC. A Marvel sempre optou pela simples dicotomia entre o Bem e o Mal, deixando a cada personagem um único caminho a seguir sabendo que este nunca recorreria a uma solução definitiva (por ex: matar o vilão de modo a este não reaparecer, não importa quão graves tenham sido os crimes deste para com o próprio herói ou os seus entes queridos). E sim, vamos excluir da conversa o Superman que é demasiado irritante e não deveria ter papel de destaque nos dias de hoje... OK, OK, os miúdos de 8 anos também têm direito a ler BD!
Voltando ao filme... Comecei a ver o filme e que vi eu? Um casting fenomenal, dada a parecença dos actores com os desenhos na BD. A violência não foi ocultada e todas as cenas mais sangrentas foram filmadas e apresentadas no filme. Até o Dr. Manhattan anda lá de pilinha ao léu o filme todo! (Tenham calma meninas que quando ele fica gigante ou não se vê da cintura para baixo ou aparece de cuecas! Para verem pilinhas avantajadas podem ir a outros cinemas... este era para famílias!) A sequência de eventos correponde à BD e não me parece que tenha sido omitido algum evento! Claro que poderei estar esquecido, mas já li a BD há uns 16 anos e a memória começa a falhar... Os efeitos especiais também estão soberbos... Realmente excepcional!!
A minha recomendação é: leiam a BD e depois vejam o filme. Dinheiro bem gasto em ambos os casos!
PS: Talvez o próximo post não seja em 2010 ;)